A importância dos sensores para a IoT

segunda-feira, 30 de julho de 2018

A importância dos sensores para a IoT


     

       Termostatos (sensores de calor) são os sensores que eu uso para ver se o gelo foi quebrado, ou derretido... Sim essa foi uma péssima piada, mas uma ótima introdução para entendermos o que são sensores.
       Como explicado anteriormente a IoT já faz parte da nossa vida e é um tema que está diretamente ligado ao mundo real e a internet, muitos devem se perguntar como que um computador faz para saber o que está acontecendo no mundo real e assim tomar as melhores decisões, recorrendo ao ser humano só para confirmar se aquela decisão deve ou não ser tomada. A resposta é bem simples, eles fazem isso usando sensores, esse é o equipamento que fornece a informação necessária do ambiente físico para o virtual e faz uma ligação, que por si só, já pode ser considerada IoT.
       Os sensores tem sido extremamente úteis quando o assunto é varejo e produção, principalmente neste último onde praticamente quase tudo é feito por máquinas e elas precisam de toda a informação possível para não cometer erros, por causa disso muitos sensores são compradas e como mandar a lei da oferta e demanda, o preço desses aparatos tecnológicos estão decrescendo exponencialmente, em cadeia, isso está facilitando a expansão dos sistemas IoT pelo mundo.




        E para manter a ótima qualidade os fabricantes de sensores os tem aperfeiçoado, e as últimas modas do mercado são os smart sensors ou sensores inteligentes, que além de fazer o que um sensor normal faz (transmitir as variáveis do ambiente físico para o virtual), tem uma interface adicional de comunicação, circuitos analógicos e funcionalidades como: autoteste, autoadaptação, entre outros.
        Os sensores mais utilizados atualmente são: sensores de proximidade (principalmente em novas tecnologias que estão surgindo para identificação de compras), Sensores de temperatura e de nível (muito utilizados na indústria), sensores de pressão e sensores de umidade. Como já comentado em postagens anteriores, os sensores serão responsáveis por traçar todos os parâmetros e permitir que tenhamos um grande conforto, deixando que os computadores façam a maior parte do serviço para nós, mas ainda é importante sabermos como tudo funciona por dentro e por isso devemos conhecer esses apetrechos magníficos.


REFERÊNCIAS

6 tipos de sensores para aplicação na internet das coisas: https://blogbrasil.comstor.com/6-tipos-de-sensores-para-aplicacao-na-internet-das-coisas; Acesso em: 30/07/2018 às 02:38.


0 comentários :

Postar um comentário