Já fora explicado em postagens antigas o que é IoT (internet das coisas), quais seus benefícios, e o que fazer para nos mantermos seguros ao utilizarmos essa tecnologia, dessa maneira, podemos explicar como isso surgiu e em que contexto histórico.
Assim como a maioria das novas inovações o termo IoT surgiu da necessidade de resolver um problema, e consequentemente do aprimoramento da tecnologia criada para resolver aquele. O site: https://maximocon.wordpress.com/2017/02/20/historia-da-iot-e-sua-origem-na-m2m/, afirma que a IoT é bem antiga, dizendo que o RADAR (Detecção de Alcance por Rádio) é considerado uma tecnologia que interage com o mundo real e também com o virtual, tornando-o assim uma IoT. Considerando que essa tecnologia fora criada em 1930 com objetivos bélicos, então a afirmação pode ser considerada verdadeira.
O RADAR ainda foi muito aprimorado antes do termo IoT aparecer. Com o fim da guerra, houveram alguns desenvolvimentos tecnológicos e o RDA agora passou a utilizar a identificação por radiofrequência e Wireless Sensor Networks, mudando também de nome para RFID e essa tecnologia tornou-se necessária, para conseguir identificar animais (baleias, tubarões, peixes abissais, entre outros), além de ser um equipamento extremamente útil em resgates e operações de posicionamento de objetos (sondas de petróleo, estacas, etc). Este foi realmente criado em 1999, por Kevin Ashton enquanto trabalha no RFID, pois ele que criou um sistema de sensores que conectava o mundo real a internet.
A partir da criação oficial do termo e da explosão que foi a internet, os grupos tecnológicos de criação, têm focado na área de conectividade entre o ambiente real e o virtual, surgindo assim cada vez mais inovações M2M (Machine to Machine) e M2P (Machine to Person), assim há uma grande ligação entre máquinas, pessoas, mundo real e internet.
REFERÊNCIAS
História da IoT (e sua origem na M2M): https://maximocon.wordpress.com/2017/02/20/historia-da-iot-e-sua-origem-na-m2m/; Acesso em 30/07/2018 às 23:00.
Internet das coisas - Das origens ao futuro: https://www.tiespecialistas.com.br/internet-das-coisas-das-origens-ao-futuro/; Acesso em 30/07/2018 às 23:08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário