A implantação da IoT no agronegócio

quarta-feira, 2 de maio de 2018

A implantação da IoT no agronegócio



     A implementação da IoT (Internet das Coisas) já está acontecendo há anos, e ela está em diversos lugares facilitando cada vez mais as experiências cotidianas e os avanços nos serviços. O Brasil tem grandes investimentos para expandir essa área tecnológica, sendo que estes muitas das vezes partem de iniciativas privadas, que reconhecem o potencial agregado ao termo e que pode garantir futuramente um lucro exorbitante. Contudo essas alocações de capital devem ser postas no lugar certo. O estudo “Internet das Coisas: Um plano de ação para o Brasil” realizado por um consórcio de instituições sob encomenda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), aponta que as áreas de investimento mais concretizadas para a instalação da IoT seriam: o agronegócio, a saúde, as cidades inteligentes e a indústria.
     Com o Brasil sendo uma economia, ainda, predominantemente agrária, a Internet das Coisas iria facilitar os esquemas de plantação e colheita. Equipamentos como o EDYN, que é desenvolvido pela THRIVE, são o exemplo perfeito de facilitadores que serão utilizados futuramente que irão ajudar ao agricultor no momento de irrigar, avisar sobre alguma irregularidade nas variáveis da plantação, etc. O EDYN em específico deve ser instalado no solo das plantações e funciona analisando a umidade deste, umidade do ar, temperatura, luz e a nutrição (substâncias presentes no solo), para que assim o agricultor possa decidir os momentos certos de irrigação, além disso tudo esse equipamento pode ser utilizado a partir de aplicativos oferecidos nos serviços Android e IOS, isso permite que o EDYN possa ser controlado em qualquer lugar do mundo.

     Outros tópicos são pertinentes, principalmente a segurança, a habilidade de novos programadores e a facilidade de uso, são as maiores barreiras que devem ser derrubadas por nós.
      Fiquem ligados em novas postagens para discutirmos melhor esses e mais assuntos. 

Post feito por: Antonio Hamilton
 
REFERÊNCIAS:
O Brasil da Internet das Coisas: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/09/21/o-brasil-da-internet-das-coisas/; Acesso: 01/05/2018 às 16:36.

0 comentários :

Postar um comentário