Os assistentes virtuais e Casas Inteligentes

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Os assistentes virtuais e Casas Inteligentes


Google Now, Siri, Cortana, Alexa são exemplos de assistentes virtuais muito famosos e que auxiliam seus usuários em várias tarefas do dia a dia: Abrir a porta, ligar as luzes, Desligar a televisão.


Como vemos no vídeo, os assistentes de voz surgiram para melhorar o padrão de vida das pessoas, independentemente de idade, sexo, nacionalidade, etc. Com o avanço dessas tecnologias, a ideia de domótica¹ vem se tornando realidade, com a possibilidade de instalar e interligar tais assistentes em várias áreas da casa, como por exemplo, ao entrar em casa, o usuário fazer um comando de voz para ligar as luzes, a televisão e o ar condicionado.

Atualmente já é possível realizar algumas dessas tarefas por aplicativos para smartphones desenvolvidos para controlar esses aparelhos e vários outros como fechaduras, entre outros. De acordo com estudos realizados pela ComScore, até 2020 cerca de 50% das consultas serão realizadas por voz, o que implica que com a ampliação dessas tecnologias os aparelhos atuais poderão ser substituídos, pois têm a vantagem de fazer comandos de voz enquanto o usuário realiza outra tarefa paralela e consequentemente melhorar o padrão de vida delas.


¹Domótica é um conceito amplo que pode ser entendido como a integração de diversas tecnologias em um espaço, voltadas para a realização de atividades corriqueiras, simplificando assim, a vida do usuário.

Fontes: http://blogbrasil.comstor.com/comando-por-voz-vai-transformar-a-iot
             https://casavogue.globo.com/Design/noticia/2016/12/8-coisas-que-estarao-conectadas-na-sua-proxima-casa.html
          https://inteligencia.rockcontent.com/assistentes-de-voz/
          https://www.campaignlive.co.uk/article/just-say-it-future-search-voice-personal-digital-assistants/1392459   
          http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/o-que-oferecem-as-casas-inteligentes/ 

0 comentários :

Postar um comentário