2018

segunda-feira, 30 de julho de 2018

A importância dos sensores para a IoT


     

       Termostatos (sensores de calor) são os sensores que eu uso para ver se o gelo foi quebrado, ou derretido... Sim essa foi uma péssima piada, mas uma ótima introdução para entendermos o que são sensores.
       Como explicado anteriormente a IoT já faz parte da nossa vida e é um tema que está diretamente ligado ao mundo real e a internet, muitos devem se perguntar como que um computador faz para saber o que está acontecendo no mundo real e assim tomar as melhores decisões, recorrendo ao ser humano só para confirmar se aquela decisão deve ou não ser tomada. A resposta é bem simples, eles fazem isso usando sensores, esse é o equipamento que fornece a informação necessária do ambiente físico para o virtual e faz uma ligação, que por si só, já pode ser considerada IoT.
       Os sensores tem sido extremamente úteis quando o assunto é varejo e produção, principalmente neste último onde praticamente quase tudo é feito por máquinas e elas precisam de toda a informação possível para não cometer erros, por causa disso muitos sensores são compradas e como mandar a lei da oferta e demanda, o preço desses aparatos tecnológicos estão decrescendo exponencialmente, em cadeia, isso está facilitando a expansão dos sistemas IoT pelo mundo.




        E para manter a ótima qualidade os fabricantes de sensores os tem aperfeiçoado, e as últimas modas do mercado são os smart sensors ou sensores inteligentes, que além de fazer o que um sensor normal faz (transmitir as variáveis do ambiente físico para o virtual), tem uma interface adicional de comunicação, circuitos analógicos e funcionalidades como: autoteste, autoadaptação, entre outros.
        Os sensores mais utilizados atualmente são: sensores de proximidade (principalmente em novas tecnologias que estão surgindo para identificação de compras), Sensores de temperatura e de nível (muito utilizados na indústria), sensores de pressão e sensores de umidade. Como já comentado em postagens anteriores, os sensores serão responsáveis por traçar todos os parâmetros e permitir que tenhamos um grande conforto, deixando que os computadores façam a maior parte do serviço para nós, mas ainda é importante sabermos como tudo funciona por dentro e por isso devemos conhecer esses apetrechos magníficos.


REFERÊNCIAS

6 tipos de sensores para aplicação na internet das coisas: https://blogbrasil.comstor.com/6-tipos-de-sensores-para-aplicacao-na-internet-das-coisas; Acesso em: 30/07/2018 às 02:38.


História da internet das coisas (IOT)


     

       Já fora explicado em postagens antigas o que é IoT (internet das coisas), quais seus benefícios, e o que fazer para nos mantermos seguros ao utilizarmos essa tecnologia, dessa maneira, podemos explicar como isso surgiu e em que contexto histórico.

     Assim como a maioria das novas inovações o termo IoT surgiu da necessidade de resolver um problema, e consequentemente do aprimoramento da tecnologia criada para resolver aquele. O site: https://maximocon.wordpress.com/2017/02/20/historia-da-iot-e-sua-origem-na-m2m/, afirma que a IoT é bem antiga, dizendo que o RADAR (Detecção de Alcance por Rádio) é considerado uma tecnologia que interage com o mundo real e também com o virtual, tornando-o assim uma IoT. Considerando que essa tecnologia fora criada em 1930 com objetivos bélicos, então a afirmação pode ser considerada verdadeira.


    O RADAR ainda foi muito aprimorado antes do termo IoT aparecer. Com o fim da guerra, houveram alguns desenvolvimentos tecnológicos e o RDA agora passou a utilizar a identificação por radiofrequência e Wireless Sensor Networks, mudando também de nome para RFID e essa tecnologia tornou-se necessária, para conseguir identificar animais (baleias, tubarões, peixes abissais, entre outros), além de ser um equipamento extremamente útil em resgates e operações de posicionamento de objetos (sondas de petróleo, estacas, etc). Este foi realmente criado em 1999, por Kevin Ashton enquanto trabalha no  RFID, pois ele que criou um sistema de sensores que conectava o mundo real a internet. 
      A partir da criação oficial do termo e da explosão que foi a internet, os grupos tecnológicos de criação, têm focado na área de conectividade entre o ambiente real e o virtual, surgindo assim cada vez mais inovações M2M  (Machine to Machine) e M2P (Machine to Person), assim há uma grande ligação entre máquinas, pessoas, mundo real e internet.
       



REFERÊNCIAS

História da IoT (e sua origem na M2M): https://maximocon.wordpress.com/2017/02/20/historia-da-iot-e-sua-origem-na-m2m/; Acesso em 30/07/2018 às 23:00.

Internet das coisas - Das origens ao futuro: https://www.tiespecialistas.com.br/internet-das-coisas-das-origens-ao-futuro/; Acesso em 30/07/2018 às 23:08.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

ENTENDA O QUE É "Internet Das Coisas"




Irei explicar de forma bem rápida o que significa "Internet Of Things" !


Suas vidas cotidianas já estão presenciando a nova Era da Internet .

Estamos na Era 4.0 da Internet.

Abaixo eu  adicionei um vídeo bem resumido da história de como surgiu esse termo  "IOT" que vem do Inglês "Internet Of Things"







E  esse outro vídeo abaixo além de explicar de forma simples e rápida o significado do termo "Internet Of  Things"  ou  "Internet Das Coisas" , também mostra na prática o Hardware, ou seja as peças , a parte da máquina que conseguimos pegar. 



quarta-feira, 18 de julho de 2018

segunda-feira, 18 de junho de 2018

LA CASA DE COSAS NO HACKATHON UFS




PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES DO HACKATHON UFS 

E PRINCIPALMENTE AOS MEUS MELHORES  AMIGOS :

EQUIPE DO ÂNGELO SALLES ~> 2° LUGAR

EQUIPE DO LUIZ SOUZA ~> 4° LUGAR

INFELIZMENTE MEU AMIGO ANTONIO HAMILTON NÃO CONSEGUIU IR ATÉ O FINAL DO EVENTO , MAS COM CERTEZA ELE APRENDEU MUITO , ABSORVEU O MAXIMO DE INFORMAÇÃO POSSÍVEL. 

DIGO ISSO PORQUE ACOMPANHEI DE PERTO TODOS OS PARTICIPANTES, E VI O ANTONIO 4H DA MADRUGADA TENTANDO ENTENDER  O QUE OS MENTORES E COLEGAS DE EQUIPE QUERIAM FAZER AO MESMO TEMPO QUE TENTAVA  TER IDEIAS PARA AJUDAR EM ALGO  .

A EQUIPE DELE AINDA PERDEU MAIS UM MEMBRO, FICANDO COM APENAS 2 MEMBROS, E POR TENTAREM COLOCAR EM PRÁTICA UMA IDEIA EXTREMAMENTE COMPLEXA EM POUCO TEMPO , ACABARAM FICANDO EM 8° LUGAR.




E EU? .....



FUI DA COMISSÃO ORGANIZADORA HEUHEUE.



ATÉ A PRÓXIMA GALERA ,



"VOLTEM SEMPRE" XD , E NÃO ESQUEÇAM DE CLICAR EM SEGUIR PARA RECEBER AVISOS VIA EMAIL DAS NOVIDADES DO BLOG LA CASA DE COSAS.


OBRIGADO A TODOS OS 1620 VISITANTES

E A TODOS OS 8 SEGUIDORES XD


segunda-feira, 21 de maio de 2018

CHEGOU A HORA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS !!




JÁ FILOSOFEI MUITO SOBRE O TEMPO, ENERGIA INTERNA, PARA VOCÊS FINALMENTE ESTAREM PREPARADOS PARA O QUE ESTAR POR VIR!!

UM NOVO MUNDO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS !!

VOU COMEÇAR POR UMA TECNOLOGIA QUE JÁ ESTÁ COMEÇANDO A TOMAR O LUGAR DO "3D" , QUE SIGNIFICA 3 DIMENSÕES, ALTURA , LARGURA E PROFUNDIDADE.

O 3D É MUITO ANTIGO, PRECISA DOS ÓCULOS,  OU SEJA  SÓ 1 PESSOA CONSEGUE VER AS IMAGENS 3D .

SE A PESSOA QUE ESTÁ DO LADO NÃO TIVER OS ÓCULOS ELA NÃO VERÁ NADA, E AINDA VAI FICAR RINDO DE VOCÊ , XD KK

PIOR AINDA É ESSA TAL DE "REALIDADE AUMENTADA"  QUE SÓ O QUE ELES AUMENTARAM FOI O PESO DOS ÓCULOS E  O PREÇO. 

 POIS SE AINDA   PRECISA DE  ÓCULOS  CONTINUA LIMITADO A UMA PESSOA.


MAS AGORA JÁ COMEÇOU A SER PRODUZIDO TECNOLOGIAS HOLOGRÁFICAS.

HOLOGRAMAS DE UMA MANEIRA BEM RESUMIDA, SÃO IMAGENS 3D SEM ÓCULOS.

OU MELHOR , SÃO LUZES QUE SE ENCONTRAM EM UM SÓ PONTO QUE FORMAM IMAGENS ONDE TODAS AS PESSOAS EM VOLTA PODEM VER TUDO PERFEITAMENTE COMO SE TIVESSE MESMO ALI, REAL .

VOCÊ QUER UM JORNALISTA FAMOSO NO MEIO DA SUA SALA  TE DANDO AS NOTÍCIAS? 

COMO SE ELE ESTIVESSE MESMO DENTRO DA SUA CASA, ISSO ESTÁ BEM PERTO DE ACONTECER  !!

NO BRASIL PODE DEMORAR UM POUCO,
MAS JÁ ESTÃO PRODUZINDO TELEVISÕES HOLOGRÁFICAS.

VOU DEIXAR AQUI EM BAIXO UM VÍDEO MUITO BOM DESSA NOVA TECNOLOGIA.




E MAIS EM BAIXO  VOU DEIXAR O VÍDEO DO PROTÓTIPO DA TV HOLOGRÁFICA .




ENTÃO JÁ JÁ TEREMOS EM CASA TVS SMART HOLOGRÁFICAS 

SMART = INTELIGENTE, QUE TEM ACESSO A INTERNET.

OU SEJA, TUDO QUE FOR SMART, SERÁ UMA MÁQUINA COM INTERNET , 

FARÁ  PARTE  DA "INTERNET DAS COISAS"  ou do Inglês , 

"Internet Of Things "  , "IoT".

#InclusãoDigital  #PenseAntesDeComprar

#SejaSmart  #SejaFeliz

domingo, 13 de maio de 2018

COMO MELHORAR / OTIMIZAR SUA VIDA USANDO A ENERGIA INTERNA


 


                                                             



ANTES DE PENSARMOS EM OTIMIZAR / MELHORAR AS  MÁQUINAS , DEVEMOS MELHORAR O SER HUMANO.





O PRIMEIRO PASSO PARA OTIMIZAR / MELHORAR  NOSSAS VIDAS É:


APROVEITAR MELHOR CADA SEGUNDO DO NOSSO TEMPO !!!!!!!


O TEMPO É UMA DAS DIMENSÕES DO NOSSO UNIVERSO , MAS NÃO É FIXO , POIS SE A NOSSA MENTE TRABALHAR DE MANEIRA CALMA  E ORGANIZADA NÓS PODEMOS APROVEITAR MELHOR CADA SEGUNDO QUE SE PASSA.

DESSA FORMA DEVEMOS TREINAR NOSSAS MENTES.

PENSAMENTOS SOBRE TUDO NA VIDA ; SEJA TRABALHO , ESTUDO OU LAZER ,  POIS  ASSIM  TEREMOS UMA VIDA PLENA , INTENSA , MAS CHEIA DE VIRTUDES , SEM PRESSA , SEM MOROSIDADE .

RESUMINDO: SEM PERDER TEMPO

NÃO SE LIMITE AO TEMPO! APROVEITE O TEMPO!!



NOSSO MAIOR PODER É O DA CRIAÇÃO.

NÓS CRIAMOS VEÍCULOS CADA VEZ MAIS INCRÍVEIS , que andam por terra / água / e ar.

CRIAMOS APLICATIVOS , PROGRAMAS FEITOS COM CÓDIGOS , QUE SÃO RECEITAS DIGITAIS PARA MÁQUINAS FAZEREM O NOSSO TRABALHO QUE MUITAS VEZES É REPETITIVO , COMPLEXO, PERIGOSO  E CHATO. 


ESSAS INVENÇÕES TECNOLÓGICAS TORNAM O NOSSO DIA-A-DIA CADA VEZ MAIS SIMPLES, TRANQUILO E MUITO MAIS BEM APROVEITADO . 



ISSO MELHORA A  PRODUTIVIDADE , OU SEJA ,  PRODUZ  MAIS COM MENOS ESFORÇO , MENOS TRABALHO , MENOS TEMPO .


E A PRODUTIVIDADE AUMENTADA AO EXTREMO ACONTECE QUANDO JUNTAMOS A OTIMIZAÇÃO DO SER HUMANO COM A OTIMIZAÇÃO DAS MÁQUINAS. 





OBS: AGORA SIM , FICOU BONITO NÉ ÂNGELO SALLES / DELMARIO MAGALHÃES XD 

QUALQUER DÚVIDA / SUGESTÕES  SINTAM-SE  A VONTADE PARA PERGUNTAR NOS COMENTÁRIOS 

E NÃO ESQUEÇAM DE CLICAR EM "SEGUIR"  POIS ISSO AJUDARÁ O NOSSO BLOG A CRESCER E PERMANECER ATIVO.


























sábado, 12 de maio de 2018

COMO MELHORAR SUA ENERGIA INTERNA = RELAXAMENTO E CALMA


ANTES DE NAVEGARMOS NESSE IMENSO E INFINITO MAR DE INFORMAÇÕES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DEVEMOS PREPARAR NOSSOS CORPOS E MENTES.

PENSEM NESSE TEXTO COMO UMA AULA DE NATAÇÃO, E ABRAM SUAS MENTES.

DEPOIS É SÓ SEGUIR A CORRENTEZA DA TECNOLOGIA .



FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=Bt0EdgTJyIs


INDICO PARA VOCÊS ESTE VÍDEO DE MUSICA INSTRUMENTAL , 

NO CASO , ESTOU OUVINDO FLAUTAS, PIANO, ENTRE OUTROS EFEITOS QUE SÃO EXTREMAMENTE  RELAXANTES ...

 ESSE TIPO DE MÚSICA PODE SER USANDO COMO MÚSICA AMBIENTE , PARA TREINAMENTOS DE ARTES MARCIAIS EM GERAL, OU SIMPLESMENTE PARA MANTER O SEU EQUILÍBRIO EMOCIONAL,  MUSCULAR E ESPIRITUAL.

A ENERGIA INTERNA CONSISTE NO ATO DE RELAXAR .

1°  RELAXAR A MENTE , OU SEJA  SUAS EMOÇÕES . 

SEJA ANSIEDADE , FELICIDADE , AMOR, RAIVA, DOR , ETC...  

RELAXAR O CORPO, OU SEJA SEUS MÚSCULOS.

PRINCIPALMENTE OS MÚSCULOS, POIS A TENSÃO MUSCULAR EM HORAS ERRADAS , OU SEJA , VOCÊ CONTRAIR/ FAZER FORÇA , PODE TE TRAZER GRANDES PREJUÍZOS A SUA SAÚDE , PODEM SE SENTIR A VONTADE PARA PERGUNTAR AOS SEUS MÉDICOS SOBRE ISSO.

RELAXAR O ESPIRITO, ESSE PODE SER ENTENDIDO DE DIVERSAS FORMAS , AFINAL O BRASILEIRO TÊM EM SEU D.N.A  A MISTURA DE VÁRIOS  POVOS DO MUNDO TODO,  ENTÃO ESSA PARTE CABE A CADA UM DE NÓS DESENVOLVER A PERCEPÇÃO DAS COISAS. ISSO VEM DE DENTRO, E NÃO DE FORA.

ASSIM COMO NO KUNG FU, QUE É MUITO MAIS MENTE E ESPIRITO, E SÓ DEPOIS NOSSOS CORPOS PODERÃO ACOMPANHAR CORRETAMENTE.

ISSO QUE É SER COMO A ÁGUA .

ENTRAR EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA E AS PESSOAS A NOSSA VOLTA,

SEGUIR O MOVIMENTO DO VENTO, ÁGUA , E DAS NOSSAS PRÓPRIAS EMOÇÕES.

POR CONSEQUÊNCIA , SUA MENTE ENTRARÁ EM UM NÍVEL ELEVADO , QUE PARA ALGUNS É FICTÍCIO , MAS NÃO PARA QUEM REALMENTE FILOSOFA COMO EU.

ESSE NÍVEL É MOSTRADO PELO ANIME DRAGON BALL SUPER, E COLOCARAM O NOME DE " INSTINTO SUPERIOR",  MAS QUE NA VERDADE É SÓ O CONCEITO QUE O BRUCE LEE DESENVOLVEU .

EU POR EXEMPLO, ANTES DE FAZER ESTE BLOG ERA EXTREMAMENTE NERVOSO/ RAIVOSO / TÍMIDO..  ETC , NÃO TINHA QUASE NENHUMA AUTO-ESTIMA, MUITO MENOS AUTO-CONFIANÇA..

COMO SE MINHAS VIRTUDES ACUMULADAS DURANTE A VIDA ESTIVESSEM TRANCADAS NUMA GAIOLA , E FORAM REPENTINAMENTE LIBERADAS, COMO UM "PODER OCULTO" .

E AGORA ESTOU DIGITANDO TRANQUILAMENTE TEXTOS COMO ESSE , COMO SE NÃO FOSSE NADA, TIPO UM COMENTÁRIO QUE NÓS FAZEMOS EM UMA CONVERSA COM FAMILIARES E AMIGOS, 

OU SEJA , LIBERTOU COMPLETAMENTE MINHA CRIATIVIDADE, POIS AGORA ELA NÃO TÊM MAIS LIMITES. (#MIGATEnoGOKUI,   #IntintoSuperior  #EnergiaInterna).

COMO UM PÁSSARO , QUE VOA SEM LIMITES, OU MELHOR COMO UM PATO.

QUE TEM A CAPACIDADE DE SE MOVER POR ÁGUA/ TERRA  e AR.



"SEJA COMO A ÁGUA MEU AMIGO, SEJA COMO A ÁGUA !! "  por BRUCE LEE





segunda-feira, 7 de maio de 2018

A segurança na IoT




A internet das coisas (IoT) está cada vez mais presente no dia das pessoas e empresas, diversos mecanismos já estão sendo utilizados e desenvolvidos. Sensores, por exemplo, são as pequenas partes de sistemas que são extremamente úteis na automação industrial. A integração desses apetrechos na rotina das pessoas, como carros conectados, dispositivos residenciais e mesmo o EDYN, citado em outro post, que é focado na efetividade da manutenção das plantações, melhoram a qualidade de vida dos cidadãos. Contudo esses avanços trazem desafios e nosso objetivo nessa postagem será falar sobre os de segurança. 

É notório que o terrorismo cibernético tem aumento ano após ano, em 2017 a revista Época Negócios, publicou uma matéria afirmando que aquele era o ano de ataques cibernéticos, diversos computadores de diversas pessoas, dentre estes famosos, foram infectados com um Malware que “sequestra” arquivos, e para que estes fossem liberados era necessário fazer um pagamento. Obviamente que esses crackers (pessoas que quebram sistemas de segurança) não deixariam os sistemas integrados da IoT livres de seus ataques.


Imaginando um caso hipotético em que carros autodirigidos se comunicassem com um sistema interligado de celulares, outros carros, câmeras. Isso não é mais apenas uma hipótese, afinal projetos ambiciosos, e que estão dando certo, são os diversos carros da Google, com ênfase no que é autodirigido e não possui volante. Possuindo espaço para apenas dois passageiros e com funcionamento que parece ser o mais simples possível: “basicamente, você precisa entrar no carro, apertar um botão e dizer para onde quer ir. O carro começará a andar sozinho e mostrará o trajeto em uma tela no painel”, dessa maneira o Tecnoblog descreve o sistema. Ele possui uma velocidade limitada em 40 Km/h, mas são apenas o início dos testes, como você pode ver abaixo:


Diversos desses carros estão sendo desenvolvidos e tem como objetivo, diminuir o caos no trânsito e dar uma maior segurança aos passageiros. Se por algum motivo essa rede ficar vulnerável por alguns instantes ou um cracker conseguir invadi-la, ele poderia enviar falsas informações sobre o fluxo de carros no trânsito para irritar ou “trollar” alguém, isso aconteceria na hipótese menos agressiva, porém na pior das hipóteses esse cracker poderia causar acidentes de trânsito, resultando em feridos ou mesmo mortos. Além disso como esses dispositivos estariam conectados com outros o invasor poderia ter acesso a diversos outros sistemas ou mesmo informações.

      Por isso devemos concluir que para melhorarmos a segurança nessa área precisamos, primeiramente, de profissionais extremamente capacitados que possam criar sistemas de criptografia firmes e de difícil invasão, isso requer o interesse de diversas partes, programadores, plataformas de ensino, empresas e os usuários, estes que por sua vez devem tomar suas próprias medidas de segurança, fazendo backups dos arquivos, criando senhas complexas e instalando aplicativos de proteção.


REFERÊNCIAS:

INTERNET DAS COISAS (IOT) E SEUS DESAFIOS DE SEGURANÇA: Disponível em: http://www.proof.com.br/blog/iot-internet-das-coisas-desafios/; Acesso: 07/05/2018 às 00:31.

Retrospectiva 2017: o ano dos ataques cibernéticos: Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/12/retrospectiva-2017-o-ano-dos-ataques-ciberneticos.html; Acesso: 07/05/2018 às 00:33.

Segurança: um enorme desafio para IoT: Disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/seguranca-um-enorme-desafio-para-iot-86152/; Acesso: 07/05/2018 às 00:34.

Google mostra novo carro que dirige sozinho e não tem volante: Disponível em: https://tecnoblog.net/157344/google-carro-autonomo-anuncio/; Acesso: 07/05/2018 às 00:35.

sábado, 5 de maio de 2018

Cidades Inteligentes ou Smart Cities


Imagine uma cidade onde, ao comprar uma garrafa de bebida seja ativado um chip embutido, e ao jogar o resíduo de forma sustentável e correta no lixo, a lixeira com sensor wi-fi detecte quem comprou o produto e recompense tal atitude com por exemplo desconto nos impostos.


Essa cidade existe e está localizada localizada na Coréia do Sul, é a cidade de Songdo: projetada para abrigar 200 mil habitantes, seu planejamento teve início em 2005 e já está pronta, com financiamento de US$ 80 Bilhões do governo coreano. Songdo oferece tudo para que a vida das pessoas seja confortável: desde controle do lixo e temperatura ambiente até  fluxo do tráfego e acesso à internet com uma banda larga de: pasmem, INCRÍVEIS 154 MEGAS POR SEGUNDO. Acho que dá para baixar um GTA V facilmente não? Brincadeiras à parte são fatores como esses que fizeram de Songdo referência mundial quando se fala em Smart Cities e sustentabilidade.



O termo cidade inteligente ou "Smart Cities" possui vários conceitos, mas pode ser entendido nesse caso como a integração em uma cidade de pessoas, tecnologia e meio ambiente. Segundo a União Europeia, "Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida." 

Estudos indicam que em 2050, 3 em cada 4 pessoas estarão vivendo em cidades inteligentes, ou seja, 6,75 bilhões dos nove bilhões de habitantes do mundo nesse ano. O que implica que será necessário planejamento para a construção de novas cidades e implementação das existentes para a realidade tecnológica que já faz parte do nosso dia a dia e que será ainda mais intensa daqui a 30 anos.

Fontes: https://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2017/12/13/songdo-a-cidade-do-presente/
              http://www.pensamentoverde.com.br/cidades-sustentaveis/songdo-cidade-inteligente-totalmente-controlada-via-internet/
              https://exame.abril.com.br/tecnologia/conheca-3-cidades-inteligentes-pelo-mundo/
          https://pt.wikipedia.org/wiki/Songdo
          https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_inteligente

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Os assistentes virtuais e Casas Inteligentes


Google Now, Siri, Cortana, Alexa são exemplos de assistentes virtuais muito famosos e que auxiliam seus usuários em várias tarefas do dia a dia: Abrir a porta, ligar as luzes, Desligar a televisão.


Como vemos no vídeo, os assistentes de voz surgiram para melhorar o padrão de vida das pessoas, independentemente de idade, sexo, nacionalidade, etc. Com o avanço dessas tecnologias, a ideia de domótica¹ vem se tornando realidade, com a possibilidade de instalar e interligar tais assistentes em várias áreas da casa, como por exemplo, ao entrar em casa, o usuário fazer um comando de voz para ligar as luzes, a televisão e o ar condicionado.

Atualmente já é possível realizar algumas dessas tarefas por aplicativos para smartphones desenvolvidos para controlar esses aparelhos e vários outros como fechaduras, entre outros. De acordo com estudos realizados pela ComScore, até 2020 cerca de 50% das consultas serão realizadas por voz, o que implica que com a ampliação dessas tecnologias os aparelhos atuais poderão ser substituídos, pois têm a vantagem de fazer comandos de voz enquanto o usuário realiza outra tarefa paralela e consequentemente melhorar o padrão de vida delas.


¹Domótica é um conceito amplo que pode ser entendido como a integração de diversas tecnologias em um espaço, voltadas para a realização de atividades corriqueiras, simplificando assim, a vida do usuário.

Fontes: http://blogbrasil.comstor.com/comando-por-voz-vai-transformar-a-iot
             https://casavogue.globo.com/Design/noticia/2016/12/8-coisas-que-estarao-conectadas-na-sua-proxima-casa.html
          https://inteligencia.rockcontent.com/assistentes-de-voz/
          https://www.campaignlive.co.uk/article/just-say-it-future-search-voice-personal-digital-assistants/1392459   
          http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/o-que-oferecem-as-casas-inteligentes/ 

quarta-feira, 2 de maio de 2018

A implantação da IoT no agronegócio



     A implementação da IoT (Internet das Coisas) já está acontecendo há anos, e ela está em diversos lugares facilitando cada vez mais as experiências cotidianas e os avanços nos serviços. O Brasil tem grandes investimentos para expandir essa área tecnológica, sendo que estes muitas das vezes partem de iniciativas privadas, que reconhecem o potencial agregado ao termo e que pode garantir futuramente um lucro exorbitante. Contudo essas alocações de capital devem ser postas no lugar certo. O estudo “Internet das Coisas: Um plano de ação para o Brasil” realizado por um consórcio de instituições sob encomenda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), aponta que as áreas de investimento mais concretizadas para a instalação da IoT seriam: o agronegócio, a saúde, as cidades inteligentes e a indústria.
     Com o Brasil sendo uma economia, ainda, predominantemente agrária, a Internet das Coisas iria facilitar os esquemas de plantação e colheita. Equipamentos como o EDYN, que é desenvolvido pela THRIVE, são o exemplo perfeito de facilitadores que serão utilizados futuramente que irão ajudar ao agricultor no momento de irrigar, avisar sobre alguma irregularidade nas variáveis da plantação, etc. O EDYN em específico deve ser instalado no solo das plantações e funciona analisando a umidade deste, umidade do ar, temperatura, luz e a nutrição (substâncias presentes no solo), para que assim o agricultor possa decidir os momentos certos de irrigação, além disso tudo esse equipamento pode ser utilizado a partir de aplicativos oferecidos nos serviços Android e IOS, isso permite que o EDYN possa ser controlado em qualquer lugar do mundo.

     Outros tópicos são pertinentes, principalmente a segurança, a habilidade de novos programadores e a facilidade de uso, são as maiores barreiras que devem ser derrubadas por nós.
      Fiquem ligados em novas postagens para discutirmos melhor esses e mais assuntos. 

Post feito por: Antonio Hamilton
 
REFERÊNCIAS:
O Brasil da Internet das Coisas: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/09/21/o-brasil-da-internet-das-coisas/; Acesso: 01/05/2018 às 16:36.